sábado, 9 de janeiro de 2010

Amistoso Internacional - São José/POA vs Cerro Porteño/PAR

Agora a pouco estive presente em um jogo no mínimo curioso, que aconteceu em Porto Alegre. O Cerro Porteño, time tradicional do Paraguai, está em excursão ao Rio Grande do Sul, fazendo amistosos preparatórios para a Libertadores da América, competição na qual está no mesmo grupo do Corinthians. Pessoalmente, não vejo muito sentido em um time da grandeza [?] do Cerro, vir jogar contra adversários de menor tradição do RS, mas, cada qual com suas idéias.
Bom, vamos aos fatos. Fui ao Passo d'Areia, e me dispuz a pagar 10 pilas por uma cadeira nas sociais do estádio do "mais simpático", com 2 intuitos: 1) analisar o rival corintiano na Libertadores da América; 2) conhecer o tal Irrazábal, que foi cotado para ocupar a lateral-direita do Grêmio nessa temporada 2010. Aqui tranquilizo os torcedores do Corinthians. Se o Cerro mal conseguiu assustar o razoável São José de Porto Alegre, que dirá os times do grupo 1 da Libertadores '10... Claro, tem suas qualidades, mas, nem de longe é favorito ao título. E quanto ao lateral-direito, ele atuou o primeiro tempo, somente, mas já teve destaque suficiente para merecer nota especial aqui. Ele tem características de apoio muito boas, drible fácil, bom cruzamento, mostrando isto na partida de hoje. O seu problema é a rodovia que por vezes ele deixava, e uma das melhores chances do São José no tempo em que os titulares estiveram em campo, foi numa volta de Irrazábal que não aconteceu. Para jogar no 3-5-2, é um excelente reforço. Porém, no mercado brasileiro deve haver melhores jogadores, e, principalmente, mais baratos.


Irrazábal confidencia ao repórter da Rádio Gaúcha que irá jantar com seus companheiros no Restaurante Fragata, e depois todos irão procurar diversão barata na capital gaúcha.

Sobre o time do Cerro: joga no 4-4-2, com 2 volantes de boa qualidade, Brítez, que marcou um golaço de voleio, e o argentino Villarreal, e dois armadores de boa técnica, e qualidade no passe, Julio dos Santos, ex-Grêmio e Bayern de Munique, e Nuñez, homem das bolas paradas do time paraguaio. A zaga não é muito boa na bola aérea, e não costuma chegar muito firme. Os zagueiros Torrén e Benítez apresentam algumas dificuldades. O primeiro não tem boa estatura, parece ter menos de 1,80, e o outro é simplesmente fraco nas atividades defensivas. Em compensação, os dois laterais são muitos bons. Do Irrazábal, já comentei, mas Cristaldo é um meia adaptado naquela posição, e é muito técnico, com boa chegada ao ataque. O goleiro Diego Barreto é bastante conhecido, inclusive com passagens pela seleção paraguaia, e tem boa qualidade. A dupla de ataque tem um garoto, e um veterano. O veterano em questão é o conhecido da torcida flamengista, Cesar "El Tigre" Ramírez, que mostra bastante vontade, que sempre foi sua principal característica. O garoto é Ramón Cardozo, grandalhão, com bom posicionamento, foi um dos jogadores do Cerro que mais me surpreendeu, até por ser um ilustre desconhecido. Marcou o segundo gol. Na segunda etapa, o Pedro Troglio trocou todo o time. Destaque para os argentinos Medrán, goleiro ex-Boca Juniors, e Nanni, centroavante ex-Vélez Sarsfield. Digno González também deu trabalho, fazendo o gol da vitória paraguaia.


Julio dos Santos sai no intervalo chorando emocionado pelo grande resultado. A vitória por 0-2 não era esperada nem pelos jogadores, nem pelo técnico Pedro Troglio.

O São José chegou a empatar com gols de Jeferson, batendo pênalti, e Xavier, em rebote dentro da área. Mas, a melhor qualidade e maior experiência paraguaia prevaleceram, e a vitória ficou com quem se preparava para o campeonato mais importante. E, para uma preparação para o Gauchão, o São José se mostrou forte. Tem jogadores de qualidade, como o canhoto Jeferson, e o volante Dadá, de boa atuação. Um atacante viria a calhar, pois Rangel não é muito confiável, a ponto de eu dizer, lá pelas tantas, que "do 9 não sai nada, é bola morta". E o lateral-esquerdo Juca saiu muito criticado no final do primeiro tempo, mas fez boa segunda etapa, no período em que esteve em campo. Reitero: para o Gauchão, o time do Argel está bem, pode incomodar, chegando nos mata-matas dos 2 turnos. Ah, lembro aqui do goleiro Rafael, ex-Pelotas e Ulbra, que ficou conhecido por se casar embaixo dos paus. Teve boa atuação, assim como o jovem zagueiro Wagner, que pertence ao Grêmio, e mostrou boa evolução, ainda que apenas na partida desta tarde.


Jogadores do Cerro na foto posada. O árbitro insistia em aparecer no meio dos paraguaios, inclusive dando cartões amarelos à esmo, e marcando infrações suspeitas.

No mais, aguardemos mais jogos de São José e Cerro Porteño, para ver como será o desenvolvimento das equipes. Foi uma ótima partida, ainda mais sendo um amistoso, bastante disputado, e com os times jogando para valer, mesmo não valendo nada o jogo.

SÃO JOSÉ/POA 2
Rafael; Diego Bottin (Douglas), Wagner, Gustavo e Juca (Guilherme); Jonas, Dadá (Beá), Jeferson e Humberto (Cauê); Rafael Xavier e Rangel (Fábio Luiz). Técnico: Argel.

CERRO PORTEÑO 3
Diego Barreto (Ezequiel Medran); Julio Cesar Irrazabal (Luis Cácerez), Cesar Benitez (Raul Román), Miguel Torren (Fidel Perez) e Ernesto Cristaldo (David Mendoza); Jorge Daniel Nuñez (Iván González), Javier Villarreal (Iván Piris), Jorge Brítez (Rodrigo Burgos) e Julio dos Santos (Alberto Martinez); Ramón Cardozo (Roberto Nanni) e Cesar Ramirez (Digno González). Técnico: Pedro Troglio.

Gols: Jeferson, aos 52' e Rafael Xavier, aos 62', para o São José/POA; Brítez, aos 13', Cardozo, aos 18' e Digno González, aos 72', para o Cerro Porteño.
Árbitro: Paulo Ricardo dos Santos (CBF/RS).
Local: Estádio Passo d'Areia, em Porto Alegre.

Mais fotos, ali abaixo:


Argel gritando alguma coisa ao pé do ouvido do auxiliar, claramente mal posicionado em frente à área de atuação do treinador do Zequinha.



"Os brutos também amam", e os pequenos também tem barra. Em tamanho proporcional a importância do jogo, óbvio.


E, mais abaixo ainda, ouça os gols da partida, créditos da Rádio Gaúcha:

Nenhum comentário:

Postar um comentário