quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Chifres em Bambis?!

Mais de 2 meses sem postar nada aqui, já que o espaço trata de futebol, e por este andar meio fora de foco, pelo menos no ver deste que vos escreve. Bom, se tratando do esporte bretão, não costumo ver pêlo em ovo, como se diz, mas este ano parece querer repetir os 3 anos anteriores.
O Campeonato Brasileiro, dependendo do que acontecer nesta temporada, corre o risco de nunca mais ser o mesmo, com a eminente conquista do São Paulo, que seria a sua sétima na história, e quarta consecutiva. Só para lembrar os esquecidos: o time de Ricardo Gomes está na 3ª posição, com os fortes Palmeiras e Internacional à sua frente. A grande questão são os tropeços que os atuais líderes vem sofrendo, que lembram seriamente os que o Grêmio sofreu ano passado, abrindo caminho para o título do Tricolor Paulista.
O São Paulo, além de toda a questão da competência, que é inegável, conta com sorte demais, pois, quando vence um dos times com maior ascensão na história dos pontos corridos, vê seus maiores adversários perderem, e terem suas distâncias diminuídas para o perigoso time do Morumbi. Como quem não quer nada, ganhando jogos sem convencer muito, na base da eficiência e rara iluminação de Xiri-Páh, o São Paulo vai chegando, e, não se surpreendam se vermos as mesmas cores no pôster do campeão de 2009. Tudo bem que faltam 14 ou 15 jogos, sendo assim, 42 ou 45 pontos, mas o panorama que se põe é este, e, depois do que vimos ano passado, sabemos que nada é impossível para Rogério Ceni e cia.

Em relação ao restante, vejo o Inter já consolidado no G-4, tanto que saiu somente em andamentos de rodadas da zona da Liber'10; o Palmeiras vem em incrível decadência, não tem reservas nem para remédio (saem Pierre e Diego Souza, e acabou o time), e talvez não se mantenha nem no meretrício copeiro; Atlético-MG, Avaí e Goiás são cavalos paraguaios, mas 1 destes ganhará vaga na Liber'10 - e um destes, fatalmente, não pegará nem Sul-Americana; o Corinthians está brincando de montar time para a Liber'10, tanto pode brigar pelo título, quanto ter uma queda brusca, e ficar na rabeira; Santos, Flamengo, Barueri e Cruzeiro já tem suas vagas garantidas na Sula'10, nada a mais, nada a menos que isto; o restante brigará de foice para não ganhar o direito de jogar a Série B no ano que vem - mas Fluminense, Náutico e Santo André já estão com milhagens suficientes para trocar por sua vaga, e Sport, Botafogo e Coritiba se engalfinharão para perder o mínimo de pontos possível, e não ir para o calor do inferno. E do Grêmio, que tenho mais liberdade para falar, ainda acredito que possa brigar por uma vaga na Liber'10, o que lhe dá, por tabela, uma vaga na Suda'10, na pior das hipóteses. Com mais 7 ou 8 jogos longe do Olímpico, creio que 4 vitórias (ou 12 pontos, sem importar o método), mais o aproveitamento costumeiro em casa (para saber, em 4J: 3V e 1E), a vaga em La Copa'10 vem, fácil - some-se a isto mais uma arrancada, e título já é palpável. Porém, é o Grêmio, e seu time fraco, que tem como destaque Jonas, que saiu da boca da baleia para ser artilheiro do Sarneyzão'09, então não dá para teorizar muito. O importante é torcer, e isto já é de praxe e garantido, e, neste domingo, contra o Fluminense, o bicho vai pegar no Monumental, e o Tricolor das Laranjeiras padecerá mais uma rodada sob os quentes amassos do K-Peta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário